Prognóstico e Apostas para
Pistons vs Cavaliers – NBA
– 25 Fevereiro às 00h30 –
Mesmo com um pobre 23-33 de record, a formação de Detroit aproveita o facto de a Conferência Este estar nivelada bem por baixa em termos de qualidade para ocupar um “confortável” 9.º lugar.
Confortável não por dar acesso ao playoff, porque efectivamente não dá, mas por estar tão próximo dos 8 primeiros, lista primeiramente ocupada por Brooklyn (22-31), que está com um record também ele muito fraco.
É sabido que os Pistons perderam Brandon Jennings por lesão até ao fim da época e por isso foram buscar já junto à Trade Deadline o base Reggie Jackson, ex-OKC Thunder (ele que se estreou na última partida, com 17 pts, 5 rbd e 5 ast em 30′).
A equipa antes do All-Star estava um pouco inconsistente em termos de resultados, até se despediu com uma derrota clara com os Spurs (104-87), mas desde o regresso à competição já segue com 2-0 e em dois jogos particularmente complicados, diante dos Bulls (100-91) e dos Wizards (106-89). Não jogam há dois dias, recebem hoje os Cavs e voltam a jogar dentro de três noites, na recepção a New York.
A equipa de Cleveland é uma das mais “famosas” da NBA, não só por contar com o melhor jogador do Mundo da modalidade na actualidade, mas por ter um roster recheado de qualidade – para dar e vender mesmo.
O arranque na época regular não foi nada de especial, David Blatt chegou a estar em risco (nas bocas da imprensa, claro), mas com o passar do tempo (e as aquisições de J.R. Smith, Iman Shumpert e Timofey Mozgov) a equipa foi ganhando uma química invejável, melhorou bastante nos dois lados do campo e estão 16-2 nos últimos 18 jogos, imagine-se.
A última derrota foi na despedida antes do All-Star (em Chicago, 113-98), sendo que desde o fim-de-semana de espectáculo já ganharam – e sem contestação alguma – em Washington (127-89) e em New York (101-83).
Se o triunfo aos Knicks acaba por ser “normal”, tendo em conta a diferença de qualidade entre as equipas, os 38 de diferença com os Wizards fora de casa são qualquer coisa de absurdo. Os Cavs acabam hoje a road trip em que estão inseridos, voltando a Cleveland daqui a dois dias para receber os Warriors naquele que promete ser um jogaço. Estão de fora Anderson Varejão e Shawn Marion.
Se é verdade que os Pistons estão com a moral em alta pelos triunfos aos Bulls e aos Wizards – e estas são duas das equipas mais fortes do Este -, também não nos podemos esquecer que Chicago é, há muito, uma equipa “de luas” e que Washington está numa fase horrível da sua temporada regular.
Não quero com isto desvalorizar o momento de forma e os níveis anímicos com que Detroit chegará a este jogo, até porque jogam diante dos seus adeptos (o que nem é grande vantagem, estatisticamente, pois estão 12-18 em casa), mas quero sim referir as diferenças de qualidade e potencial deles para os Cavaliers.
A equipa de Cleveland tem subido de produção de uma forma verdadeiramente inacreditável, tem ganho uma química espectacular, o banco tem contribuído activamente para o sucesso colectivo e quem tem Lebron e Irving em forma tem meio caminho andado para ganhar jogos.
A equipa melhorou defensivamente, tem estado fantástica a atacar (marcou 127 em Washington) e, mesmo com vantagem previsível para os Pistons na luta das tabelas e na paint, não acredito que isso seja, por si só, suficiente para conseguirem disputar o jogo contra uma equipa que tem estado fenomenal e que conta com jogadores de enorme qualidade.
Pistons vs Cavaliers – NBA: Este será o terceiro encontro entre estas duas equipas esta época, com os Cavaliers a perder em casa a 28 de dezembro por 103-80 e a ganhar fora a 27 de janeiro por 103-95. A diferença de rendimento nos dois jogos no espaço de um mês já ilustra bem o “upgrade” que os Cavaliers têm vindo a realizar e por isso não creio que este jogo fuja à equipa do King, de quem espero mais uma exibição de grande nível.
Com isto, pode parecer que acredito apenas na ML, mas não: as diferenças são tantas que tenho de acreditar numa diferença de 7 pontos para os Cavs nesta altura da temporada (até porque terminar em 2.º ou 3.º é melhor que terminar em 4.º, por mais não seja do que defrontar nos playoffs uns Heat ou Bucks é bem melhor – na teoria – do que uns Wizards).
Prognóstico e Aposta para Pistons vs Cavaliers – NBA
Detroit Pistons vs Cleveland Cavaliers – NBA |
|
Cleveland Cavaliers -6.5 |
|